28.9.07

Ler é ...

Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgamos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido
Marcel Proust

Um dia, um certo Pessoa cheio de Liberdade disse que " Ler é maçada, estudar é nada"(ou teria sido ao contrário?).
Talvez o tivesse dito sem intenção, ou se calhar por ter pensado que ninguém, jamais, leria o que ele escreveu. Pois eu digo que o senhor estava completamente enganado. Que outra forma teríamos de conhecer o mundo e o tempo que nele se vive? Qual a melhor forma de, em aparente solidão, construirmos tempos, espaços e maneiras de sentir? Simplesmente lendo!
Ao ler, aprendem-se "coisas", entra-se em contacto com a vida, com tudo o que nela acontece e do que ela é feita. Ao ler, entra-se numa viagem de fantasia, de contos e de lendas que ainda não se perderam na memória de gerações, que nos embalam e nos levam para recordações longínquas.
Convencido de todo este prazer que a leitura proporciona, ponho, sempre que posso, os meus alunos a ler, ou seja, tento promover o desejo de ler e de criar hábitos de leitura através da biblioteca de turma. E, assim, cheio de curiosidade, tenho-lhes perguntado o que significa para eles ler.
Ao que eles vão respondendo:
Ler é... fascinante, fantástico, importante, romântico, agradável, interessante; é prazer, magia, alegria, emoção, entusiasmo; é sonhar, inventar, imaginar, recordar...
Ler é... divertido; é poesia, curiosidade, aventura; é conhecer histórias, aprender, estudar, ter ideias, passar o tempo, pensar...
Estava ou não estava o senhor enganado? Digam lá, se vale ou não a pena ler e pedirmos aos livros que nos contem os segredos que têm guardado para nós? Claro que vale!
Vamos, então, descobrir por nós o que os livros têm para nos contar. Vamos ler! Ler é...fixe!
monge

4 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Amigo monge,
felizmente que os meus primeiro amigos foram os LIVROS!!!
Têm-no sido!
Sê-lo-ão enquanto viver!!!!

Por isso tanto incentivo os meus "besouros" a que leiam....
Um bom FIM DE SEMANA!!!
BJKs

monge disse...

olá amiga avelaneira

E que amigos! São companheiros inseparáveis que tantos momentos bons nos proporcionam. Como educadores,julgo ser um dever estimular sempre as mentes mais jovens para a leitura e mostrar-lhes que é uma das formas mais úteis de nos enriquecer-mos.

Boa semana para ti,amiga

bj

monge

Anónimo disse...

Olá.
Ler é evoluir, quem deixar de ler torna-se iletrado e desactualizado.
(Re)descobrir os autores é voltar ao conceito humano do ler para aprender como o outro vê, pensa e sente. Assim, colectivamente se vai cimentando o conhecimento do outro e me leva a descobrir o autor que há em mim, em silêncioso diálogo com a leitura.
Saudações com amizade.
Li Malheiro

monge disse...

Olá amigo li

Nada melhor do que as tuas sábias palavras para definir o prazer de ler. Prazer que, por vezes, se torna em necessidade porque, dificilmente, me consigo lembrar de um dia em que não mate essa fome de letras, de verdades, de fantasias e de outras vontades na companhia dos livros (companheiros).
Boas leituras e um abraço amigo

monge