21.9.07

Castelo de Bragança

Bragança é herdeira de do nome de uma basta região do Nordeste de Portugal, com vestígios que remontam aos períodos da Pré-História e da ocupação romana.
D. Sancho I, em 1187, concede-lhe o primeiro foral e, em 1464 recebe de D. Afonso V, o Foro de Cidade. A área da antiga cidade, onde é perceptível a sobreposição de várias épocas, forma um conjunto monumental, com destaque para a cidadela dotada de um sitema defensivo de muralhas que encerram autênticos tesouros arquitectónicos - a Domus Municipalis, a Torre de Menagem, Igreja de Santa Maria, o pelourinho, ...
Panorâmica da zona envolvente do castelo, vista de um miradouro do circuito turístico.


A cidadela.
A companhia do meu Pedro e da "minha" Inês.

Pormenor de muralha.Vista da Torre de Menagem e a Torre da Princesa, que encerra em si uma bela lenda.1Domus Municipalis - outro ex-libris de Bragança, monumento único da arquitectura românica civil na Peninsula Ibérica, do período tardo-medieval. A sua edificação, provavelmente, coincide com a do castelo, por volta do primeiro terço de quatrocentos. Torre de Menagem, Igreja de Santa Maria e Domus Municipalis.
Torre de Menagem, que alberga o Museu Militar.
Fachada da Igreja de Santa Maria.
1 - Para mais informações, consultar: http://www.cm-braganga.pt/ e http://www.bragancanet.pt/ .
E eis-nos cumprido o dever de atribuir o prémio, a quem, com a devida justiça o mereceu.
Aqui ficam então, algumas fotografias tiradas este Verão, de um dos mais belos castelos de Portugal.
monge

4 comentários:

monge disse...

Meu bom amigo!
Obrigado por estas vistas da cidade pròdiga da minha juventude! Fiz là o 8° e 9°, e guardo desses meus 13/14, 15 anos, uma lembrança imperecivel. Talvez os melhores da minha vida! Foi nesses tempos de existência leve e feliz, que visitei o castelo e fiquei muito impressionado. Efectivamente, existe uma lenda sobre a torre da princesa, que esqueci. Històrias encantadas de princesas e principes que hà sempre em todos os castelos de todos os tempos. Històrias de embalar a infância de todas as idades. Hà no castelo um subterrâneo/poço muito impressionante. Desci apenas os primeiros degraus porque era proibido là ir. Também não me arriscaria, na altura, de penetrar as entranhas da terra!...Um castelo magnifico e a "vila", nome dado à cidadela (intra-muros)é um sitio màgico! Enfim, Bragança, terra dos meus sonhos. Saudades!...
Obrigado por este "passeio" e parabéns ao guia!

Um abração
eremita

avelaneiraflorida disse...

AMIGO MONGE!!!!!!

" BRIGADOS","BRIGADOS"!!!!!!!!

LINDAS FOTOS...LINDISSIMO PASSEIO!
UM BOM FIM DE SEMANA!!!!
BJKS

monge disse...

Olá amigo eremita

Pois é, Bragança é terra de muitos encantos que deixa marcas profundas. Tantos e tão bons momentos que por lá passei e cada regresso é um eterno recordar duma parte dessa vida. Quanto ao castelo, também já eu percorri esses recantos que nos transportam para outras datas imemoráveis e tão cheios de significado. Pese embora o evoluir dos tempos, a cidade ainda conserva muito da sua rusticidade e tradições seculares que teimam corajamente em persistir. Por graças.
Abraço amigo.

monge

monge disse...

Olá avelaneiraflorida

Caso não conheças, aqui fica uma boa sugestão que merece, sem dúvidas uma calma visita. Sendo a capital da Terra Fria, talvez a época Outono/Inverno seja a mais indicada para um magnífico passeio. Mas agasalha-te, porque é mesmo fria! Brrrr!!!

bj

monge