23.9.07

Livros com Bolos


Ler + … os livros dos outros.

Comunidades leitoras.Nada surge por acaso!

Aproveitando o lanço do Plano Nacional de Leitura, enquanto coordenador no ano anterior, agradou-nos a ideia de, entre o nosso departamento, lançar o desafio a todos os elementos de apontarem aquele livro, que de uma forma ou de outra tenha deixado marcas e assim, indicá-lo aos outros. Inicialmente, a ideia seria de afixar uma booklist onde constariam os nomes: do leitor; do livro e do autor. Lista esta que seria afixada e aberta a quem nela quisiesse apor a sua escolha.
A tudo isto se juntou uma sugestão feminina, dando a ideia de que, se aos livros juntássemos chá (hum ... de frutos silvestres!) e bolos teríamos um espaço à quinta-feira de “Livros com Bolos”. E assim ficou, agora já semanalmente e tudo a cargo do leitor. Anunciava-se o evento, faziam-se flyers com informações várias sobre o livro, o autor e outros pormenores interessantes e lá estávamos nós a volta da conversa dos livros. Estando na região do Douro, o tal vinho também marcava presença e desta maneira se aliou o rumor das palavras ao sabor da companhia dos bolos.
Ficaram alguns nomes e títulos sugeridos que se foram juntando na mesinha de cabeceira e de alguns dos quais, aqui daremos resumo.

Boas leituras.

monge

3 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Amigo Monge,
Curioso! Antes do Plano N. de Leitura, nós, os que gostamos de ler, começámos a trocar livros entre nós. Depois trocávamos opiniões!!!!
Entretanto a Biblioteca renovou-se e no final das aulas, todos os que quisessem eram bem vindos!!!! Previamente cada um seleccionva uma obra e depois , cada quarta-feira, lá estávamos...
A seguir, vieram o chá e bolinhos... alguns inspirados pelas próprias obras!!!!
Chamavamos-lhe Círculo de leituras!!!
Entretanto, os aderentes foran crescendo...
Chegámos a combinar com a Biblioteca Municipal um Circulo de Leituras aberto à comunidade. Juntaram-se outras pessoas...o chá, o refresco, os bolinhos continuaram...
Entretanto a "vida" mudou nas escolas!!!!
Continuamos a trocar livros entre nós, mas ainda não voltámos a fazer aquelas tardes...
No entanto, alguém já sugerui a sua própria salinha de estar...Acho que vamos ter novo poiso!!!!
BOAS LEITURAS!
Bjks

monge disse...

olá avelaneira florida

Das duas uma, ou este mundo é mesmo estranho ou então precisa urgentemente de ser reinventado!
Mas o que importa é que, realmente, haja esta vontade de partilha e de confronto para que possamos debatermo-nos com pontos de vista diversos e dessa forma (des)construir mais universos, de todos, e de cada um de nós.

bj

monge

Anónimo disse...

como vai a galera?!amei mesmo muito o vosso blogue!
vao tambémno meu trabalho em http://www.pokerstarsactua.pokersemdeposito.com/ , sobre regras de jogo de poker!
Cumps