29.9.07

"4 meses, 3 semanas e 2 dias"
(4 luni; 3 saptamini si 2 zile)
Filme Romeno de Cristian Mungiu, palma d'ouro do festival de Cannes 2007.
1987, Roménia, alguns anos antes da queda do muro de Berlim.
Otilia e Gabita (actrizes principais) partilham um quarto numa residência universitária duma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é um crime. As 2 jovens mulheres recorrem a um certo sr. bébé para resolver o problema. Mas não estavam preparadas paras a dura prova que vão ter que enfrentar.
Um filme soberbo, forte, que me fez lembrar "Goodbye Lenine" pela atmosfera e "os mutantes" de villaverde pela realidade dramática. A questão do aborto: tema até ainda bem pouco tempo tabu entre nós! Também uma alegoria, no dizer de alguns, do comunismo como capitulo abortado da história! Mas o filme ultrapassa de longe o levantamento de questões puramente politicas para se concentrar numa problemática recorrente e universal que concerne o valor da existência humana...
Simplesmente excelente!

Abraço
eremita

2 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Amigo eremita,

Um tema muito sensível e importante!!!!
Gostaria muito de ter oportunidade de ver!!!
UMA BOA SEMANA!!
BJKs

monge disse...

Olá caro confrade

Eis umas boas sugestões cinéfilas para enriquecer cá a estante. Por acaso, ainda não vi nenhum dos títulos que apontas no teu post, mas vou já tratar de os arranjar para depois partilharmos algumas ideias. Quanto à temática abordada, lá vão vindo uns novos (mas lentos) ventos que sopram nessa feição, embora também concorde que seja um tema bastante sensível que, por vezes, não é de fácil digestão.

abraço forte

monge