17.1.08

O primeiro livro do Pedro


Este livro, no meu entender, representa uma recompensa (e um enorme prazer) para o Pedro, por toda a sua curiosidade e o seu interesse em factos históricos nacionais e mundiais.

Nestas últimas semanas, nas idas e nas vindas para a escola do Pedro, outra coisa mais não fiz do que ser bombardeado por perguntas sobre factos da nossa história. A surpresa, veio logo quando, ele enunciava com grande facilidade os cognomes dos nossos primeiros reis e depois quando se voluntariou para pesquisar e realizar a biografia de um desses monarcas, tendo recaido a escolha, obviamente, sobre D. Pedro I.

As respostas a tantas perguntas, se umas o satisfaziam, outras não me atrevia eu a dar-lhas, esquivando-me e remetendo-o para que isso fosse motivo de pesquisa e dar assim uso a alguns recursos sobre história que pairam cá por casa. De uma forma ou de outra, lá me via obrigado a desviar algum do meu tempo e rapidamente digitar em motores de busca algumas das suas dúvidas.

Ultimamente, já sobre a história mais recente, lá voltava ele ao ataque com mais uma saraivada de interrogações: " - Para onde foi o Marcelo Caetano depois do 25 de Abril?"; "- Quem vendia as armas aos pretos na guerra colonial?"; "- O Salazar era amigo do Hitler?"; "- Por que razão o Hitler estendia a mão?" Até que finalmente, tudo desembocou na Holocausto.

Lembrava-se ainda, com a sua infindável memória, de um filme que tinhamos visto - Freedom Writers (muito aconselhável) - onde se fazia referência a Anne Frank e ao seu dramático dia-a-dia. Daí, nada melhor do que, presenteá-lo com este título para que assim, fique a conhecer melhor a dimensão do que o ódio é capaz.

Quando, hoje, lhe atirei com o livro para cima da cama, depois dos mais carinhosos agradecimentos, surpreende-me assim: " - Pá, sabes qual era o meu maior sonho? Era ter vivido o 25 de Abril!"

Nã! Isto devem ser coisas de garoto que ouve música de intervenção e vê videos da dita revolução!

monge

1 comentário:

avelaneiraflorida disse...

LINDO!!!!!!
Quem me dera que os meus"besouros" fossem assim!!!!
agora que me deu a "travadinha" e desatei a "obrigá-los" a saber as dinastias de forma que não envergonhem ninguém...dava-me muito "jeito" ter um ou vários Pedros entre eles!!!!
Força, para o Pedro!!!!
Bjkas, amigo monge!!!!