21.10.07

"This is England"
Drama - 1h40 - Reino Unido
Realizador: Shane Meadows
com: Thomas Turgoose, Stephen Graham, Jo Hartley, Andrew Shim

1983. Shaun, 12 anos, vive com a mãe numa cidade costeira do norte da Inglaterra. Rapaz solitário, começam as férias grandes quando encontra um grupo de skinhead do bairro. Com eles, Shaun descobre o mundo da festa, do primeiro amor e das botas Dr Martins. O tom muda quando Combo, um skinhead racista e mais velho, sai de prisão. Enquanto a banda provoca as populações estrangeiras locais, Shaun vai sofrer um ritual (de passagem) que o arrancará violentamente à infância.

Filme muito justo no que toca ao jogo (excelente) dos actores e edificante no que concerne a realidade histórica da Inglaterra dos anos 80. Década marcada pelo tatcherismo e a guerra das Maldivas. Situação social complexa e crise de identidade nacional propicia à emergência de grupos extremistas e xenófobos, tais que os skinhead.
O filme, ao mostrar a violência de que estes grupos são, no fundo, vitimas paradoxais, denuncia o absurdo do nacionalismo e da bandeira nacional, de que eles são porte estandadarte...

Pugnante e sensivel!
eremita

1 comentário:

monge disse...

Amigo eremita

Mais uma boa indicação para passar um bom bocado e com um tema que parecendo esquecido,está cada vez a sobressair mais em muita parte da nossa europa. Ou por questões de índole ideológica ou por consequ~encias do estado das nossas sociedades, os nacionalismos extremistas continuam activos como nunca, se bem que nem sempre evidentes pelos sinhead's. Boa dica.

Abraço fraterno

monge