12.2.08

Cântico Negro

Foram lidas todas as palavras e todas as tive em mim. Agora, os pensamentos e as emoções ficaram com elas. E elas lá estão. Todas. No mesmo sítio onde (outro) alguém lhes voltará a pegar e com elas incendiar a vontade de, sofregamente, as beber com outra alma. Porventura, delas, algumas rabiscadas, pegaram-se à pena e num doce bailado, ainda flutuam por entre os meandros da memória.


E resignei-me a ser pobre animal
A ser instinto – a ser donzela e fera ...
Abaixo as atitudes do Ideal!
E resignei-me a ser o que já era ...
...
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos ...
...
Viver
É, para mim, duvidar,
Desvairar,
Interrogar
Procurar-me,
Torturar-me,
Agarrar fumo nas mãos,
E acenar a uns meus irmãos
Que sinto perto, e não vejo
Por causa da multidão
...
Minha alma vai à frente, eu de rojo atrás dela:
Porque eu sou feio e triste,
Mas a minh’alma é bela
...
Sei que o meu sonho é imenso e anseia ar puro
...
Sei tudo ... E para quê?, porquê sabê-lo?
Viver é entrar no rol dos que o não sabem!
...
Meu corpo, ó meu hospício de alienados!
Abre-te aos meus desejos enjaulados,
Deixa-os despedaçar a minha vida!
...
Alta comédia misteriosa, a Vida
...
Abri asas nas mãos para fugir,
E raizes nos pés para amarrar.
(Levava chão nos pés indo a subir,
Trazia céu nas mãos vindo a baixar ...)
...
Deixa a vida exprimir-se sem disfarces!
...
Ah, que não penso eu como quem pensa
Que viver muito é atordoar-se bem!


3 comentários:

avelaneiraflorida disse...

AMIGO MONGE,

BRIGADOS!!!!!!!
Soube-me tão bem chegar aqui e encontrar RÈGIO!
Prescisava tanto destas palavras!!!!!

Bjkas!!

Blue Eyes disse...

"Abri asas nas mãos para fugir,
E raízes nos pés para amarrar.
(Levava chão nos pés indo a subir,
Trazia céu nas mãos vindo a baixar ...)
...
Deixa a vida exprimir-se sem disfarces!"

O mesmo acontece quando a nossa consciência nos diz que devemos ir e o coração nos implora para ficar...é o jogo da vida saber lidar com esta dualidade. Apetecer desistir de tudo e ao mesmo tempo ter uma das razões mais fortes para ficar...
Não há como sermos nós próprios embora por vezes tenhamos que nos contrariar...para não ir de encontro aos outros.

Fica bem amigo.

Anónimo disse...

ver a própria alma nas palavras ...inconxciente coletivo? divina comedia? intensa verdade de um momento que não existe mais...e continua forte!