21.9.07

Castelo de Bragança

Bragança é herdeira de do nome de uma basta região do Nordeste de Portugal, com vestígios que remontam aos períodos da Pré-História e da ocupação romana.
D. Sancho I, em 1187, concede-lhe o primeiro foral e, em 1464 recebe de D. Afonso V, o Foro de Cidade. A área da antiga cidade, onde é perceptível a sobreposição de várias épocas, forma um conjunto monumental, com destaque para a cidadela dotada de um sitema defensivo de muralhas que encerram autênticos tesouros arquitectónicos - a Domus Municipalis, a Torre de Menagem, Igreja de Santa Maria, o pelourinho, ...
Panorâmica da zona envolvente do castelo, vista de um miradouro do circuito turístico.


A cidadela.
A companhia do meu Pedro e da "minha" Inês.

Pormenor de muralha.Vista da Torre de Menagem e a Torre da Princesa, que encerra em si uma bela lenda.1Domus Municipalis - outro ex-libris de Bragança, monumento único da arquitectura românica civil na Peninsula Ibérica, do período tardo-medieval. A sua edificação, provavelmente, coincide com a do castelo, por volta do primeiro terço de quatrocentos. Torre de Menagem, Igreja de Santa Maria e Domus Municipalis.
Torre de Menagem, que alberga o Museu Militar.
Fachada da Igreja de Santa Maria.
1 - Para mais informações, consultar: http://www.cm-braganga.pt/ e http://www.bragancanet.pt/ .
E eis-nos cumprido o dever de atribuir o prémio, a quem, com a devida justiça o mereceu.
Aqui ficam então, algumas fotografias tiradas este Verão, de um dos mais belos castelos de Portugal.
monge

4 comentários:

monge e eremita disse...

Meu bom amigo!
Obrigado por estas vistas da cidade pròdiga da minha juventude! Fiz là o 8° e 9°, e guardo desses meus 13/14, 15 anos, uma lembrança imperecivel. Talvez os melhores da minha vida! Foi nesses tempos de existência leve e feliz, que visitei o castelo e fiquei muito impressionado. Efectivamente, existe uma lenda sobre a torre da princesa, que esqueci. Històrias encantadas de princesas e principes que hà sempre em todos os castelos de todos os tempos. Històrias de embalar a infância de todas as idades. Hà no castelo um subterrâneo/poço muito impressionante. Desci apenas os primeiros degraus porque era proibido là ir. Também não me arriscaria, na altura, de penetrar as entranhas da terra!...Um castelo magnifico e a "vila", nome dado à cidadela (intra-muros)é um sitio màgico! Enfim, Bragança, terra dos meus sonhos. Saudades!...
Obrigado por este "passeio" e parabéns ao guia!

Um abração
eremita

avelaneiraflorida disse...

AMIGO MONGE!!!!!!

" BRIGADOS","BRIGADOS"!!!!!!!!

LINDAS FOTOS...LINDISSIMO PASSEIO!
UM BOM FIM DE SEMANA!!!!
BJKS

monge e eremita disse...

Olá amigo eremita

Pois é, Bragança é terra de muitos encantos que deixa marcas profundas. Tantos e tão bons momentos que por lá passei e cada regresso é um eterno recordar duma parte dessa vida. Quanto ao castelo, também já eu percorri esses recantos que nos transportam para outras datas imemoráveis e tão cheios de significado. Pese embora o evoluir dos tempos, a cidade ainda conserva muito da sua rusticidade e tradições seculares que teimam corajamente em persistir. Por graças.
Abraço amigo.

monge

monge e eremita disse...

Olá avelaneiraflorida

Caso não conheças, aqui fica uma boa sugestão que merece, sem dúvidas uma calma visita. Sendo a capital da Terra Fria, talvez a época Outono/Inverno seja a mais indicada para um magnífico passeio. Mas agasalha-te, porque é mesmo fria! Brrrr!!!

bj

monge