6.1.08

Vamos cantar as Janeiras ...


Encontro de cantadores de Janeiras

Grande Auditório do Teatro de Vila Real. 5 de Janeiro 2008/21h00

Valeu a rusticidade dos trajes, a jovialidade dos cantadores e o enorme calor humano que se sentiu naquela sala, aplaudindo efusivamente em prol da defesa e divulgação da Cultura Popular.

Guardo ainda da minha meninice, as rondas que também fazia neste dia pelas frias e alegres ruas da minha aldeia, acompanhando o grupo de cantadores que ia enchusmando à medida que decorria a ronda. O que na altura caía no saco, era o consolo de uma mão-cheia de figos, castanhas ou nozes, ou então uma peça do ainda fresco fumeiro e por vezes algum dinheiro.

Desde ai, já só me lembro, mais recentemente, de aparecerem uns catraios à espera de "algo" ou de alguma moedita, porque outra coisa não mereciam, visto que a sua presença só se anunciava por um denunciador bater na porta e um seco: " -Dê-nos as Janeiras!".

Quem me dera reproduzir aqui, algumas das quadras usadas em tais cantorias, mas a memória já me atraiçoa e de nada adiantariam os salpicos de uns poucos versos despernados. Talvez para o ano. Até lá.

monge

2 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Amigo Monge,
cada vez mais a memória colectiva se vai perdendo...que receio as novas gerações tenham algo para recordar!!!!

Cantar as Janeiras ...uma manifestação tão característica...que vai caindo em desuso!!!
Que no Grande Auditório essa memória possa ser recuperada!!!
Bjkas,amigo!!!

monge disse...

Olá avelaneira amiga

Sem dúvida que a memória colectiva vai ficar muito a perder com o esquecimento destas manifestações populares. Além da sua imemorialidade, estas festas revestiam-se de significativa importância no quotidiano rural pois, no seu íntimo, pretendiam a união dos membros da comunidade e a celebração de rituais de paz e alegria.

bj

monge