17.7.08

MOULESKINE


"Ao encontro da nossa identidade"
DOURO

Tema escolhido pelo Departamento de Humanidades para encerrar o ano lectivo, proporcionando um magnífico passeio pelo Douro Vinhateiro.


Aldeia de Carlão - Sitema de rega medieval.
Nesta freguesia podem ainda visitar-se as pinturas rupestres da Pala Pinta (Neolitico e Idade do Bronze) e as Caldas de Carlão no rio Tinhela (águas sulfúreas sódicas com excelentes propriedades para doenças da pele e reumatismo)


Mais uma vez a linha do Tua, desta vez vista sobre a ponte de Brunheda.
Para quem ainda não subscreveu a petição, aqui fica de novo a indicação: http://www.linhadotua.net/ .


Castelo de Ansiães - cujo início se fixa, por volta do IIIº milénio A.C.
Pelo que me pareceu, desde todas as vezes que lá fui, este monumento não se encontra devidamente "tratado", o que pela sua importância histórica merecia outro aproveitamento.

O Douro visto no cais da Nª Srª da Ribeira. O almoço realizou-se no restaurante com o mesmo nome, cuja ementa constava de: -Porto de Honra (demasiado quente para se poder apreciar); Caldo à Arrais (não apareceu); Peixinhos do rio (primorosos); Carnes grelhadas à Barão de Forrester (grelhada variada de carnes, acompanhada por batatas também grelhadas na brasa e uma refrescante salada temperada com vinagre de vinho); Sobremesas da Dª Antónia Ferreirinha (salada de fruta, um execelente arroz doce e pudim caseiro); Vinhos do Cachão da Valeira (tanto o branco com o tinto não desiludiram).

Na outra margem, a Quinta do Vesúvio.

Estação de Caminho de Ferro do Tua, onde repousam sobre aquele sol abrasador (consta-se que no Tua é o local do país onde se registam as temperaturas mais elevadas) as carruagens que, noutros tempos foram topo de gama e agora estão votadas a um estado de degradação e vandalismo generalizado. É pena!

4 comentários:

1/4 de Fada disse...

Um tema tão interessante tinha que ser escolhido pelo departamento de Humanidades, está visto! Sabias que eu sou de História?

LeniB disse...

Que pena estar tão longe!!
Deve ter sido um passeio muito bom.
bjs

Blue Eyes disse...

Olá Monge:

Pelo que pude apurar Monge e At Ento embarcaram na mesma viagem!Há amizades que vale bem a pena preservar não é amigo?Qualquer dia também quero ir convosco!!!:)

Grandes caloradas no Verão e grandes 'friascos' apanhámos nas imensas viagens de comboio até ao Porto...4 intensas mas inesquecíveis horas...tantas e tantas vezes!

Lindo...lindo...lindo...

Boa semana.

*** grandes com 'cheirinho' a Trás-os-Montes.

Blue Eyes disse...

Olá (outra vez) Monge:

Nova sugestão musical...Bubbly de Colbie Caillat!Linda....linda...linda (é pá acho que me estou a repetir um bocado face ao comentário anterior)!Acho que vais gostar!

*** grandes e musicais.