7.8.07

Bola de Berlim!!!

Preferindo sobremaneira o fumeiro e os queijos curados, digo já que não sou grande apreciador de doçaria e garanto que, as bolas de berlim que agora se vendem nas praias, são dos poucos bolos que como ao longo do ano. Ainda assim, tornei-me cliente habitual de um dos vendedores, de entre uma boa meia dúzia deles que enxameiam uma das praias que frequento há já algum tempo. Parecendo que não, após umas boas braçadas ou uns longos passeios à beira-mar, uma bola de berlim cai que nem ginjas, mesmo que nos assalte o remorso (passageiro) de sabermos da sua elevada constituição calórica.
Mal se chega à praia ai estão eles de marmita às costas a inundar o areal e anunciar a dita nos mais variados pregões: desde os adocicados e melodiosos brasileiros “Olhá bolinha” e “Oi, chamou, eu vou”, aos secos e austeros soprados de Leste “Buolos di beirlin”, até ao mais simpático, mediático e dietético “Bolinha santinha light”. À saida da praia, regressamos a casa com aquele eco a soar na cabeça e o travo ainda doce a bailar nas papilas, graças à abençoada bola. Para todos os gostos! Com creme ou sem creme: 1 euro.
Eis que um dia, chegamos, montamos a barraca e apercebemo-nos logo da falta de algo: não se ouvia no ar um único pregão. Estranhamos, interrogamo-nos, mas isso não fez com que as bolas aparecessem. Bem, aparentemente, a manhã avizinhava-se mais sossegada se não fossem logo, dai a pouco, os piriquitos, quais filhotes esfomeados no ninho à espera do cibo:
- Quero uma bola!
- Hoje não há bolas.
- Então quero um bollicao. (Pior! Isso implicava uma deslocação ao café da praia).
No dia seguinte, compro o DN e na última página ai estava a explicação: “Cerca de quatro mil bolas de Berlim impróprias para consumo foram apreendidas ontem em praias algarvias”. Uma operação conjunta levada a cabo por várias entidades “visava a venda ambulante ilegal deste tipo de bolo”.
Agora a interrogação tornara-se ainda maior. “Espera lá. Mas então a venda disto é ilegal? Então os moços andam com t-shirts da clix, bonés da clix, bolos embrulhados em guardanapos com o logotipo da clix a dizer-se patrocionador oficial das bolas de berlim no Verão de 2007 e isto é ilegal?” Estranho!
Lá fomos lendo e andando, voltamos a montar a barraca (forma de dizer) e já com bollicao’s no saco, isto porque, quem vai p’rá praia prepara-se em casa. Hum, mais uma manhã sossegada e uma calorias a menos p’ró bucho. Qual quê!
Como que combinados, todos à uma, irrompem pela praia fora os variados pregões a anunciar a bolinha e a cobiçar os ouvidos ansiosos e as vontades augadas pela ausência do dia anterior. Ia jurar que, nesse momento, se ouviu em uníssono, um longo e satisfeito “Ahhh!”.
No que é que ficamos? “Então os vendedores sempre estão ilegais! Claro. Não se nota pela forma como eles vigiam constantemente o topo das dunas? Mas continuam a vender e com todo o equipamento da clix!!Olha, não sei!”
Que haja controle alimentar sobre o produto: tudo bem. Que seja regulada a sua venda: tudo bem. Agora, que um operador nacional patrocine a venda de um produto que afinal é ilegal: sinceramente não percebo.
E pelo que vi e pelo que comi, o transporte, o acondicionamento e apresentação das bolas sempre me pareceu em boas condições. E pelos vistos a todos os veraneantes que as devoravam num ápice.
Enfim! Talvez mais uma hipocrisia das nossas entidades. E não só!

Curiosamente, após algumas pesquisas, há fontes que indicam a Bola de Berlim como um bolo tradicional da doçaria portuguesa. Que estranho!


monge

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá. De regresso à terra e logo com tal descoberta...afinal foram os portugueses que inventaram a bola. lindo! e logo fritas com creme, e com aquela pitada de açúcar que lha dá um ar matadora.
De Berlim é só para disfarçar e enganar os Ingleses.
Continuação de bom resto de férias.
Um abraço.
li Malheiro

avelaneiraflorida disse...

As iludências aparudem!!!!!!
neste reino do salve-se quem (melhor) puder...parece que o que é ilegal agora, poderá não o ser, logo depois,e vice-versa...

Enfim, saudades mesmo das bolinhas rechonchudinhdas com creme a sério, das batatas fritas estaladiças em saquinhos tranlúcidos, de bolos variados em caixas de metal com prateleiras, da larangina C numa roliça garrafinha....e é melhor parar por aqui!!!!!!

Continuação de BOAS Fèrias!!!!!!!

monge disse...

Olá amigo Li

Já sabes como é, a nossa raça é levada da breca para inventar, o que não lembra aos portuguesas não lembra ao diabo. O mais curioso é que eu andei imenso tempo com a ideia que se chamava "bola de berlinde" (talvez devido ao seu formato, não?)mas pelos vistos o nome sofreu influências gremânicas.
Boas férias para ti também amigão.
Abraço.

monge

monge disse...

olá avelaneiraflorida

Também tu me fizeste agora sentir saudades da Larangina C "numa roliça garrafa".O que eu bebia disso quando era miúdo! Julgo que, além de roliça, a garrafa também era meio rugosa, a imitar a casca da laranja, ou não? Boa lembrança.
Continuação de BOAS féria para ti também

bj
monge

monge disse...

"Atom" monge, como vai vida?
Fartaste-te de comer bolas de berlinde, isso é que foi!...
Olha, estou como tu: Sem querer disse "berlinde"! Reminiscências da infância. Sabia là eu o que era Berlim. Berlinde sim, que os trazia na sacola! Ah, bons tempos! acredita que era um dos meus bolos favoritos. Parece que ainda me estou a ver, em Bragança, ir ao "poças" (não sei se ainda existe, ali junto ao cruzeiro) e lember a montra antes de entrar, com o dinheiro certinho na mão direita, fechada no bolso roto, e pedir-lhe, do alto dos meus 12 anos, com voz firme e decidida: quero ume bola de berlinde, Sr. Poças, se faz favor! E com dedo a apontar para a maior. Ah, que pinotes, dali até à praça...Não se perdia nem uma migalha. E aquele creme?...punha as papilas todas a bailar!...Fizeste-me agora viajar no tempo e realizar que hà bastante que não as provo! Desde que são de "berlim", provavelemente!...

Abração, amigo e companheiro,
e viva a bola de "berlinde"!
eremita

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Anónimo disse...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.