18.6.12

365 Dias com Histórias da História de Portugal
Sinopse:À segunda-feira conheça os grandes factos e pequenos episódios que marcaram a História de Portugal, à terça é a vez de ser apresentado aos seus protagonistas, na quarta trave guerras sangrentas e batalhas vitoriosas e na quinta veja-se envolvido em revoluções e conspirações que abalaram o poder. A sexta é dia de ficar a par das histórias de alcova, de traições e infidelidades de reis, rainhas e não só e no sábado surpreenda-se com os mitos, lendas e curiosos mistérios dos nossos nove séculos de História. Para terminar a semana, ao domingo é tempo de descansar a ler episódios relacionados com grandes escritores, artistas e monumentos de Portugal. O convite é irrecusável. Só precisa de poucos minutos por dia para, de forma concisa e divertida, fazer uma extraordinária viagem pela História de Portugal ao longo de 365 dias. Cada dia é uma nova descoberta. Uma nova história.


Tal como a sinopse indica, trata-se de um grande livro repleto de pequenas histórias (365, precisamente) sobre Portugal, desde os principios da nossa nacionalidade até à revolução dos cravos, mais coisa menos coisa. Apesar das suas 700 páginas, é um livro que se torna de leitura fácil, quer pelo interesse que desperta, quer pela fluidez da escrita, quer pelo bom humor com que o autor aborda muito dos temas. E mesmo tratando-se de histórias com uma ou duas páginas, não se pense que uma por dia chega. Nada disso! Mesmo estando nós num ano bissexto, sobram os dias para tantas histórias.
Sabendo que a Sofia, amiga interessada pela história e com sentido de humor apurado, também mostrou interesse pela sua leitura, prontamente lho levei para depois partilharmos ideias à hora do almoço.
Interessantíssimo!

monge

Sem comentários: